Atualmente as necessidades do mercado, tem exigido cada vez mais critérios na avaliação de um hotel, e pelo mundo o padrão da categoria econômica é muito exigente e voltada a uma gama de hóspede que fazem negócios e outros que vão a turismo e que buscam facilidades e conforto em suas curtas ou longas passagens por este ou aquele estabelecimento;
ø ø 2 estrelas – hotel econômico;
ø ø ø 3 estrelas – hotel de turismo;
ø ø ø ø 4 estrelas – hotel superior;
ø ø ø ø ø 5 estrelas – hotel de luxo;
ø ø ø ø ø ø 5 SL estrelas – hotel super luxo
Catálogo de critérios internacionais
![]() |
- 100% dos quartos com duchas / WC ou banheira / WC
- Limpeza diária do quarto
- 100% dos quartos com TV a cores, juntamente com controle remoto
- Mesa e cadeira
- Sabonetes
- O serviço de recepção
- Telefónicos acessíveis ao público para os hóspedes
- Café da manhã prolongado
- Oferta de bebidas no hotel
![]() ![]() |
- Pequeno-almoço buffet
- Luz de leitura ao lado da cama
- Essência para Banheira ou gel de banho
- Toalhas de banho
- Prateleiras de linho
- Oferta de produtos de higiene (por exemplo, escova de dentes, creme dental, kit de barbear)
- Pagamento com Cartões de Crédito
![]() ![]() ![]() |
- A recepção aberta 14 horas, acessível por telefone 24 horas a partir de dentro e de fora, uma equipe que fale um segundo idioma internacional (Espanhol, Inglês, alemão)
- Serviço de bagagem
- Oferta de bebidas no quarto
- Telefone no quarto
- Acesso à Internet no quarto ou na área pública
- Instalação de aquecimento no banheiro, secador de cabelo, tecido de limpeza
- Lugar para colocar a bagagem / mala
- Lavandaria ou acesso a mesma
- Travesseiro e cobertor adicional
- Sistema de gestão de reclamações
![]() ![]() ![]() ![]() |
- A recepção aberta 18 horas, acessíveis por telefone 24 horas a partir de dentro e de fora
- Lobby com assentos e serviço de bebidas
- Buffet de pequeno-almoço ou café da manhã, acesso por cartão nos serviços de quarto
- Mini-bar ou 24 horas bebidas através do serviço de quarto
- Cadeira estofada / sofá com mesa lateral
- Roupão de banho e chinelos na demanda
- Produtos cosméticos (por exemplo, touca de banho, lixa de unhas, cotonetes), espelho de maquilhagem)
- Acesso à Internet
- Restaurante "à la carte"
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Recepção aberta 24 horas, funcionários multilingues
- Porteiro-service ou estacionamento com manobrista
- Concierge disponível
- Sala de recepção espaçosa com vários assentos e serviço de bebidas
- Cumprimento personalizado para cada hóspede com flores frescas ou um presente na sala
- Mini-bar e de alimentos e bebidas oferta através do serviço de quarto durante 24 horas
- Produtos de cuidados pessoais em frascos
- Internet-PC na sala
- Cofre no quarto
- Serviço de engomadoria (retorno dentro de 1 h)
Esse post foi escrito para vucanza.com, "Sua pesquisa por hotéis e destinos começa aqui"