Você está em um país onde a gorjeta é habitual e necessário? Apreciada, mas não esperada? Ou quase inédito? O arredondamento modesto do cheque pode ser bom em alguns lugares e insuficientes em outros. Dar uns trocados a equipe de faxina em um hotel pode ser legal em um e escrupulosamente evitado em outros lugares. Tais incertezas podem lançar uma sombra incômoda em uma nova terra.
EGITO
No Restaurantes: Adicione 5-10 por cento acima do valor consumido.
Nos hotéis: Um a dois dólares por dia para a governanta, para assegurar sua boa limpeza. US $ 1 por mala/bolsa/saco para o porteiro; Eles são poderosos e muito útil, portanto, US $ 10 a US $ 20 no início de sua estadia vai longe.
ISRAEL
Nos Restaurantes: Como em países europeus, a dica é rotineiramente incluir na conta um shekel por cliente (são cerca de três por dólar).
Nos Hotéis: Um Shekel ou dois para um pequeno favor. Seis shekels por sacola para porteiros; 3-6 shekels por dia para atividades domésticas.
PS "Ninguém nunca foi para Israel por um bom serviço", diz James Berkeley, que chama os taxistas "o mais mal-humorado do mundo."
QATAR
Em restaurantes: Deixe de 15 a 20 por cento.
Nos hotéis: Siga o padrão para hotéis em grandes cidades americanas: US $ 2 a US $ 3 para porteiros quando chamam um táxi, US $ 2 a US $ 5 por dia para donas de casa, e US $ 2 por mala para carregadores.
MARROCOS
Em restaurantes: Dez por cento é generoso, mas certifique-se de que o serviço não está incluído no preço final.
Nos hotéis: dois dólares por sacola/bolsa para o porteiro; U$ 10 para o concierge no início da sua estadia, para garantir um bom serviço; US $ 5 por noite, para a dona de casa, de preferência pago no dia a dia.
ARGENTINA
Em restaurantes: Dez por cento para o garçom.
No Hotéis: Pelo menos 10 pesos por um porteiro, e até 20 para um particularmente útil.
10 por cento para "remises" (serviços de carro locais comuns); 10 por cento para um motorista de dia inteiro, mais por uma muito boa; 30-60 pesos para um guia de dia inteiro, um pouco mais para um grande.
BRASIL
Nos Restaurantes: 10 por cento é rotineiramente incluído no preço fianl dos serviços.
Nos hotéis: Dois dólares por sacola/bolsas para o porteiro; nenhuma dica e US $ 2 por dia para a governanta.
Guias: US $ 20-US $ 50 para um dia inteiro, dependendo da qualidade do serviço.
CANADÁ
Nos Restaurantes: Como nos Estados Unidos, a gratuidade não está incluído, o padrão de 15 a 20 por cento, é exigível dependendo do serviço.
Nos hotéis: Concierges US $ 10 a US $ 20 por favor; porteiros receber US $ 1 ou US $ 2 por sacolas/bolsas; governantas dois dólares por dia, ou US $ 5 em um hotel de luxo. Pague a limpeza por dia. A pessoa que limpa seu quarto durante toda a semana pode não ser o mesmo que vem no dia check-out.
CHILE
Nos Restaurantes: Os 10 por cento ponta está incluído no preço dos serviços, mas fique à vontade para colocar mais algum valor de mais 5 por cento. Restaurantes mais agradáveis também podem cobrar uns 5-7 por cento.
Nos hotéis: Bagageiro receber US $ 1 por mala, pessoal de limpeza US $ 2 por dia (dada no final da sua estadia, de preferência pessoalmente em hora marcados por eles e em um envelope, caso contrário eles não podem tomá-lo).
Austrália / Nova Zelândia
Em restaurantes: Dez a 15 por cento para o garçom.
Nos Hotéis: Um dolar por bolsa para o porteiro; $ 10 $ 20 para o concierge para um favor; US $ 1 a US $ 5 por dia para a dona de casa, dependendo de como você está confuso.
Guias e motoristas: Dez por cento para taxistas; US $ 50 por pessoa por dia para um guia privado; US $ 5 a US $ 10 para um guia de ônibus de turismo; US $ 20 por dia para um motorista particular.
CHINA
Os bons hotéis na China adicionam uma taxa de 10-20 por cento do serviço obrigatório, para que nada seja esperado ou até mesmo tecnicamente permitido além disso. "Não é do interesse do hotel incentivar esta prática comportamental de receber extras. Se fizer é bem aceito, mas faça em silêncio e fora da vista, e não na frente dos empregadores. Também tenha em mente que a maioria dos guias turísticos obtêm comissões das lojas de souvenirs que você será levado as compras
ÍNDIA
Nos Restaurantes: Quinze por cento para o garçom, apesar que alguns mais chiques operam com taxa de 10 por cento.
Nos Hotéis: Cinqüenta rúpias (cerca de US $ 1) por sacola/bolsa para o porteiro; 250 rúpias por noite para a governanta.
Guias e motoristas: Cinquenta e 100 rúpias por dia para um carro e motorista. Eles geralmente esperam dinheiro do almoço para o dia-a cerca de 40 rupias.
ALEMANHA
Nos Restaurantes: Dez a 15 por cento para o garçom ou bartender-basta adicioná-lo ao preço final.
Nos hotéis: Três euros por sacola/bolsas para o porteiro; 5 euros por noite para a dona de casa; 20 euros para um concierge útil.
ITÁLIA
Em restaurantes: Deixe como certo até 10 por cento, como é conveniente, mas não mais.
No Hotéis: Bagageiro, 5 €; governantas, 1-2 euros por noite, mais para o serviço extra.
RÚSSIA
Em restaurantes: Dê 10 por cento em dinheiro diretamente para o garçom; não deixá-lo em cima da mesa.
Nos hotéis: Bagageiro, $ 3 a US $ 5 por viagem realizada; donas de casa, US $ 2 a US $ 3 por noite;concierges, $ 10 a US $ 20 para um bom serviço.
Guias e motoristas: 10 por cento; motoristas, de US $ 20 US $ 30 por dia inteiro; guias particulares, $ 35-US $ 45 por um dia inteiro.
ESPANHA
Nos Restaurantes: Se o serviço é bom, acrescente de 7 a 13 por cento e deixá-lo em dinheiro, e não em um cartão de crédito. Se o serviço não é bom, você pode deixar a mesa sem dar uma gorjeta e ninguém vai dizer uma palavra. Americanos acostumam deixar 20 por cento, por isso alguns garçons estão ficando mimado.
No Hotéis: concierges Dica que você faça um favor especial de 5 a 10 euros, o pessoal de limpeza cerca de 5 euros por dia (na frente se você quer que eles te tratam extra de bom), e porteiros cerca de um euro por sacola.
Guias: Deixe para os guias de 30 euros por pessoa por dia (até 40, se eles são realmente bons).
Reino Unido
Em restaurantes: Serviço é freqüentemente incluído; se não, a ponha de 10-15 por cento mas o ajuste para o nível que você se sinta confortável. E sinta-se livre para arredondar para o mais próximo do padrão.
No Hotéis: Bagageiro, 1-2 libras por sacolas/bolsa; governantas, 1-2 libras. Vá até 5 libras cada para os hotéis de cinco estrelas.
FRANÇA
Em restaurantes: "Le Service compris " em sua conta significa nenhuma gorjeta é necessária, mas a maioria dos moradores deixa até 10 por cento em moedas.
Nos hotéis: Um euro por bolsa; 1-2 euros para uma dona de casa; 10-15 euros por reserva de restaurante feita por um concierge, metade na chegada ao hotel e outra metade no final.
Esse post foi escrito para vucanza.com, "Sua pesquisa por hotéis e destinos começa aqui"