Uma viagem pelo túnel

Se você é do tipo que adora sentir a adrenalina correndo por suas veias e não tem medo de enfrentar os brinquedos mais alucinantes dos parques de diversões, então é provável que entre os seus favoritos estejam as montanhas-russas. No entanto, se você é do tipo que tem o estômago um pouco fraco e acredita que ser jogado de cima para baixo dentro de um carrinho não seja a coisa mais segura do mundo, não se preocupe! Você vai viajar pelo nosso túnel sem problemas. 

A orelha humana é o órgão responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. Possui três regiões, denominadas : orelha externa, orelha média e orelha interna. 



montanha russa Top Thrill Dragster

 Top Thrill Dragster é uma montanha-russa de aceleração do parque Cedar Point, em Sandusky, Ohio, Estados Unidos.

Altura = 130 metros
Comprimento = 850 metros
Velocidade = 190 km/h

Se girarmos o corpo a uma velocidade constante, o líquido no interior dos canais semicirculares passará a mover-se em consonância com este último, estimulando as células sensoriais. Se pararmos bruscamente, o líquido dos canais semicirculares continuará a mover-se devido à inércia, estimulando as células sensoriais e causando sensação de tontura e a causa deste efeito se deve a percepção, pelo cérebro de duas percepções: os olhos informam ao sistema nervoso que paramos, mas o movimento inercial do líquido, nos canais semicirculares da orelha interna, informa que a cabeça ainda está em movimento.

Faça o exercício abaixo e procure contar quantas voltas você está dando dentro do túnel?



Quantas vezes está sendo desenrolado esse rolo abaixo?



Fecha os olhos por 5 segundo e abra novamente.


compartilhe na rede e curta o que aconteceu


Passatempo, jogos e testes de QI

Uma viagem que você nunca fez - Rumo ao seu cérebro

Quem já girou o corpo muitas vezes, parou e tentou caminhar sabe bem o que é sentir tontura. A mesma sensação pode aparecer quando mudamos de posição rapidamente e algumas pessoas também se sentem tontas por causa do balanço do mar.
Mas nenhuma dessas situações se compara ao movimento da Terra, que gira a uma velocidade que pode chegar a aproximadamente 1.700 km/h na região do Equador. Então, como não sentimos tontura ou nenhum tipo de desequilíbrio se o planeta está se movendo em uma velocidade tão alta?
planeta 
planeta
O El Mundo aponta que, de acordo com Antonio Ruiz de Elvira, professor de Física da Universidade de Alcalá, em Madri, na Espanha, a tontura é um efeito secundário de um mecanismo que temos no corpo e serve para manter nosso equilíbrio nas três dimensões. Tal mecanismo é formado pelos canais semicirculares que estão conectados entre os ouvidos.
Sempre que movemos a cabeça lentamente, o corpo registra essa mudança e aciona diferentes músculos para que possamos nos manter em pé. Mas se o movimento é muito rápido, o cérebro não sabe quais sinais enviar e podemos acabar caindo por falta de coordenação muscular.
O professor ainda relembra as aulas de física e ressalta que o movimento, assim como afirmaram Galileu e Eistein, é relativo, ou seja, só tem significado quando está relacionado a outro ponto imóvel. O especialista ainda exemplifica nossa relação com a Terra a partir de uma viagem de avião:
“Em um avião, à noite e sem turbulências, não sabemos que estamos nos movendo. O mesmo acontece com a Terra: para nossos ouvidos estamos parados, pois tudo o que nos rodeia se move junto conosco”. 

Especial Serra Gaúcha

Qual a Diferença Entre pousada, hotel e resort?

Cuidados na hora de viajar

Melhores destinos para reservar

Como escolher seu hotel

Vai viajar de avião? Aprenda a escolher o melhor assento

  • Quero conhecer – Serra Gaúcha