Seat Expert. O site reúne os mapas de assentos das principais companhias aéreas de todo o mundo, mostrando que poltronas evitar e a quais dar preferência.
Sua utilização é simples: é possível localizar as informações com base no número do voo ou navegar livremente por todas as opções, classificadas por empresas e aeronaves. Um mapa será exibido indicando os assentos classificados em poor (ruim), standard (padrão, ou normal) e good seat (melhores assentos), identificados por cores.

Além disso, uma legenda indicará os detalhes de cada poltrona informando, por exemplo, se é equipada com tomada para laptop, sistema de entretenimento com tela individual ou até se é mais apertada que o normal, está localizada em área de muita circulação ou se o bagageiro tem o espaço reduzido pelos equipamentos de segurança (
500 × 329 - tripulantesnews.com.br
A dica é válida principalmente para viagens internacionais, já que até agora a Azul é a única companhia brasileira representada no site. O concorrente Seat Guru, no entanto, já disponibiliza alguns mapas de assentos da TAM, ainda limitados aos aviões empregados em rotas domésticas e de curto e médio alcance.
Todas essas dicas seriam inúteis se as empresas não facilitassem a informação de que aviões cobrem que rotas. Praticamente todas já disponibilizam em seus sites essa especificação, bastando ficar atento na hora da reserva online. Se fizer por telefone ou através de agência de viagens, basta questionar o atendente.
Na internet, se a informação não estiver visível na tela de opção de voos, certamente estará disponível em algum link do tipo “Detalhes” ou “Mais informações”, como no exemplo abaixo, que indica que o equipamento utilizado em nosso voo do Rio a Washington é um Boeing 777. Com essa informação, basta selecionar a companhia, o avião e escolher o melhor assento na classe escolhida para a viagem através do Seat Expert.
Seguindo estas dicas, as chances de a sua próxima viagem de avião se transformar numa furada são quase nulas. E, para finalizar, uma dica que nenhum dos sites revela: se você não gosta de turbulências, evite as últimas fileiras. Quanto mais à frente, menos se sente os efeitos dos solavancos.
Até a próxima e boas viagens!
Fonte: blog.mundi